quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BANCO DE SANGUE - TRANSFUSÕES SÃO CANCELADAS POR FALTA DE SANGUE "O" E "A" NEGATIVOS

                                  O estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã está em baixa, principalmente dos tipos “O” e “A” negativos. A biomédica responsável, Mariana Guedes, informou que devido à falta de sangue, algumas transfusões precisaram ser canceladas, e o banco só tem atendido solicitações de emergências.

                                  No mês passado, o número de doações teve uma queda em relação aos últimos dois meses. Segundo o levantamento de setembro, foram feitas 211 doações, 78 a menos do que o registrado no mês anterior, quando o índice alcançou o recorde de doações, com 289 coletas.

                                   Mariana disse que não há um motivo específico para justificar a queda no estoque e pede para que a população colabore. “Um hospital de Adamantina, que fornecemos bolsas, entrou em contato conosco essa semana, mas não pudemos ajudar, pois falta sangue, e o que está mais em falta são os RH negativos, ‘A’ e ‘O’”, explicou.

                                   O Banco vinha recebendo um bom número de doações nos últimos meses. “Entre julho e agosto, os estoque se manteve bem para atender qualquer emergência”, relatou. De acordo com o balanço do ano, o mês de janeiro teve 282 doações, fevereiro 222, março 223, abril caiu para 198 – sendo considerado o segundo menor índice do ano até o momento -, maio teve 279, junho 178, julho 278, agosto 289 e setembro com 211.

                                    “É preciso ajudar as pessoas! Por isso peço à população para que procure o Banco de Sangue da Santa Casa, das 7h30 às 11 horas para fazer sua doação e ajudar a salvar a quem precisa. Nossa situação já está crítica”, falou.

                                      O Banco local atende pacientes de transfusão de Tupã, Herculândia, Rinópolis e distritos. Além desses, o Hemonúcleo fornece bolsas de sangue para os hospitais São Francisco, hospitais de Bastos e eventualmente, emergências em cidades como Adamantina, Osvaldo Cruz, entre outras.

Quesitos do doador

                                       De acordo com dados do Banco de Sangue Paulista, para ser um doador, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte).

                                       Os homens precisam respeitar o intervalo de 60 dias para doar novamente e pode fazer até quatro doações por ano. Já a mulher deve esperar 90 dias e fazer apenas 3 doações por ano. A mulher também não pode estar grávida, nem amamentando, e para doar, deve esperar pelo menos 3 meses após o parto ou aborto.

                                       Também não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação. Antes da doação, a pessoa vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação.

                                        Após cada doação serão realizados os seguintes exames no sangue do doador: Tipagem sangüínea A,B,O e RH; pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares; teste de Coombs Direto; Fenotipagem do Sistema Rh Hr (D,C,E.c,e), Fenotipagem de outros sistemas; testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS) e HTLV I/II. Todas as vezes que o doador for ao Banco serão feitos esses testes, e a pessoa receberá o resultado em cada doação. (Folha do Povo de Tupã)


                                                                                                                                   arquivo
Santa Casa de Misericórdia de Tupã
precisa de novos doadores