quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA TESTE DE ACUIDADE NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alunos com deficiência visual receberão óculos da Sabongi


                     A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Relojoaria e Ótica Sabongi, está desenvolvendo o programa de prevenção e recuperação da saúde ocular. Além de detectar alunos com deficiência visual, a iniciativa também viabiliza a doação de armações e lentes corretivas, totalmente gratuitas.
                      De acordo com a secretária de Educação, Carla Ortega Brandão, o projeto começa com a realização de teste de acuidade visual. Neste ano serão avaliados quase 1.800 alunos do ensino fundamental.
                      Segundo Carla, os testes de acuidade visual já foram realizados nas classes de ensino fundamental das escolas “Governador Mário Covas”, “Odinir Magnani”, “Sônia Jerônimo” e “Nossa Senhora de Fátima”. Os trabalhos devem ser concluídos nos próximos dias, com a aplicação do teste nos alunos da escola “João Geraldo Iori”.
                      “Os funcionários das escolas, que foram capacitados pela Secretaria de Saúde, realizam testes de acuidade visual nos alunos do ensino fundamental que são atendidos pela rede municipal de ensino, detectando aqueles que podem estar apresentando alguma deficiência visual”, explicou Carla.
                       Os alunos que apresentam alguma dificuldade para ler são encaminhados para consulta junto ao oftalmologista da Secretaria de Saúde, para realização de exame mais minucioso que diagnosticará a necessidade ou não de receitar lentes corretivas.
                        A secretária de Educação também destacou a importância do trabalho, que já beneficiou cerca de 600 alunos. “A visão é um mecanismo de integração importante para criança porque é através dela que as pessoas adquirem grande parte do conhecimento. E o aparelho visual continua se desenvolver após o nascimento da criança, completando sua maturação por volta dos 7 anos. Por isso, o desenvolvimento da criança e consequentemente seu aproveitamento escolar dependem imensamente de uma boa visão”.
                       Além ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças, a iniciativa também contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos, já que a dificuldade visual é um dos fatores que contribuem para a dificuldade de aprendizagem.
                       “Através dessa parceria com a Relojoaria e Ótica Sabongi e a Secretaria de Saúde conseguimos não só detectar os alunos com dificuldade visual, mas efetivamente ajudá-las a voltar a enxergar. Muitos alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem devido à dificuldade de leitura e de escrita acabam tendo um grande aumento no rendimento escolar depois que foram atendidas pelo projeto”, finalizou Carla. (Assessoria de Imprensa da PMT)