segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SEDE DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MENOR DE TUPÃ ESTÁ SENDO REFORMADA


                                 Com sede localizada na Avenida Getúlio Vargas, 550, no Bairro Tupã Mirim, o Centro de Integração da Criança e Adolescente (CIM) funciona há muitos anos em Tupã, atendendo crianças e adolescentes.
                                  A entidade, que é administrada pelo Lions Clube Curumim, está passando por reforma a fim de melhorar, cada vez mais, a qualidade do seu atendimento.
                                 Segundo a diretora e assistente social do CIM, Darcy Barbosa Moreira Vilela, as melhorias que estão sendo realizadas na entidade estão sendo custeadas pelo Lions Clube Curumim, através de recursos arrecadados com promoções e eventos realizados na cidade.
                                 Os trabalhos de reforma tiveram início em fevereiro deste ano e estão sendo feitos de forma gradativa. Dentre as melhorias já realizadas na entidade, Darcy destacou a reforma geral da cozinha, que agora conta com três setores específicos, sendo um para lavagem de utensílios domésticos, outro para o preparo dos alimentos, e um outro apenas para depósito. “Também já reformamos o refeitório que foi todo revestido em azulejo, e construímos dois sanitários (masculino e feminino) para uso exclusivo dos alunos, e um sanitário e um vestiário para funcionários”, disse.
                                 Segundo Darcy, o setor que está passando por reforma é o da lavanderia. Dentro de uma semana, quando a reforma da lavanderia for finalizada, a entidade dará início à reforma da sala de informática.
                                  De acordo com a assistente social da entidade, desde o dia 1º de julho deste ano o CIM está sob nova presidência. Assumiu o cargo até então ocupado por Márcio Antônio Vassoler, o engenheiro José Carlos Corbari, que permanecerá no comando da entidade até julho de 2013.
                                 A diretoria do Lions Clube Curumim também passou por mudanças no último mês de julho. Eduardo Makoto Gushiken deixou a presidência e, em seu lugar, assumiu Ernesto Bauer, que ficará no posto até julho de 2012.
                                 Tanto a diretoria do CIM quanto a do Lions, estão se empenhando muito para a realização dessas melhorias, cuja necessidade já havia sido constatada desde algum tempo.
                                  Segundo Darcy, a reforma da entidade não tem prazo definido para ser concluída, pois os trabalhos estão sendo feitos de forma gradativa.
                                  O CIM possui uma área física considerável, dispondo de 12 blocos e três barracões, com três ambientes cada.

Atividades
 
                                   Uma das entidades mais antigas da cidade, o CIM (Centro de Integração do Menor) oferece atendimento a crianças com idades que variam de três anos e meio a 15 anos. “Temos hoje em nosso quadro 61 crianças com idades entre três anos e meio a sete anos, e outras 80 com idade entre sete e 15 anos”, informou.
                                   As crianças de até sete anos, permanecem no CIM em horário integral, porque funciona na entidade um núcleo de pré-escola da rede municipal. Nesse sentido, enquanto num período participam das atividades da pré-escola, no outro estão envolvidas com diversas outras atividades.
                                  Já as crianças com idade a partir de sete anos, permanecem no CIM somente em horário diverso ao escolar. “Atendemos de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. Nesse perío-do, oferecemos às crianças, café da manhã, almoço e café da tarde”, informou a assistente social.
                                  Dentre os projetos que a entidade desenvolve com as crianças, Darcy destacou: atividades pedagógicas, reforço escolar, oficina de artes, atividades de coordenação pedagógica para os pequeninos, além dos cursos de culinária, manicure e pedicure, voltados para as meninas. “Nossas crianças também praticam esportes em diversas modalidades como futebol, atletismo, natação, aeróbica e judô, que está em fase experimental”, disse.
                                  Ainda segundo a assistente social do CIM, a entidade também possui em fase de implantação uma fanfarra para alunos com mais idade e, para os pequeninos, está sendo montado um coral.
                                  Para participar dos projetos da entidade, é preciso que a criança esteja frequentando a escola, e que a mãe trabalhe fora de casa. (Jornal Diário Superior de Tupã)


                                                                                                                                 arquivo
 O CIM, uma das entiades mais antigas de Tupã,
vêm passando por reformas