quarta-feira, 5 de outubro de 2011

UMA JUSTA HOMENAGEM A "IVO PINTO PAREDES"

 

                                  Através da Lei nº 28.590, sancionada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo,  originária de projeto de autoria do deputado Antonio Mentor, o Trevo Secundário, popularmante conhecido como "Trevo do IBC", localizado na Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros” – SP – 294, no km 528 + 800 metros, em Tupã, leva o nome do saudoso "Ivo Pinto Paredes".

                                  O pedido para que o deputado Antonio Mentor apresentasse o projeto foi proposto por Alexandre Scombatti, contando também com o apoio do engenheiro Carlos Eduardo Cervelatti e do ex-vereador Carivaldo Cançado Castanheira, além de diversos amigos e tupãenses, que solicitou ao deputado estadual Antonio Mentor a apresentação de propositura para homenagear a memória do ilustre cidadão tupãense, Ivo Pinto Paredes.

                                   Ivo Pinto Paredes, nasceu na cidade de Matinópolis-SP, no dia 10 de setembro de 1938. Foi proprietário do Café Tupã. Cursou a Faculdade de Direito na cidade de Presidente Prudente, onde posteriormente ocupou a função de Delegado de Polícia na cidade de Tupã. Foi um dos fundadores da COPLAP – Cooperativa dos Produtores de Leite da Alta Paulista, onde fez parte de sua diretoria por muitos anos. Cursou a ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Foi Secretário Municipal da Agricultura. Juntamente com esses cargos, sempre colaborou com a produção pecuária de Tupã.

                                   Casado com a professora Maria Celeste Meireles Paredes, tiveram  os filhos Gustavo Meirelles Paredes e Camila Meirelles Paredes Muradian.

                                     Era considerado um dos maiores pecuaristas de nossa região, sempre manteve, em cada atividade desempenhada o cunho pessoal do seu marcante caráter, devotamento e altruísmo.

                                     Faleceu no dia 28 de abril de 2007, aos 68 anos. A súbita partida impediu que os tupãenses lhe tributassem as homenagens merecidas, circunstância que pretendemos reparar registrando à posteridade o seu exemplo de brilho, simpatia e humildade.

                                     Para Castanheira, que também foi um dos idealizadores do pedido, “o nome de Ivo Pinto Paredes ao Trevo do IBC é realmente merecedor, tendo em vista que tinha propriedades rurais ao longo da rodovia, e quando Secretário Municipal da Agricultura ajudou dezenas de proprietários rurais”.

                                     Inteligente, observador, estatístico nato, Ivo Pinto Paredes sempre trabalhou em favor dos interesses comunitários. Nos seus sessenta e oito anos de vida, colaborou com quase todos os prefeitos. Raras reivindicações e conquistas no setor agrícola de Tupã não tiveram o importante toque de sua iniciativa ou fundamentação. E sua profícua contribuição à causa pública culminou com o exercício da função de Secretário Municipal de Agricultura,  em 1997. Tudo sem alarde, sem a expectativa do reconhecimento público, sem a reivindicação dos méritos da autoria ou da ajuda.
                              
    
                                     “A sancão da Lei pelo Parlamento Estadual é de uma felicidade incomum para as famílias Paredes e Meireles, pelo grande significado e reconhecimento de nossa gente, preservando nossa memória e história pela participação de pessoas ilustres que sem qualquer vaidade, como o Ivo Pinto Paredes, contribuíram decisivamente para alavancar o progresso de nossa cidade”, afirmou Alexandre Scombatti.


O saudoso "Ivo Pinto Paredes"
Um dos trevos de acesso a Tupã, que hoje leva
o nome de "Ivo Pinto Paredes"