quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SEMANA DA SAÚDE BUSCAL SERÁ DE 24 A 27 DE OUTUBRO

                                                 Acontece na próxima semana, no período de 24 a 27 deste mês, a Semana da Saúde Bucal, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes de saúde bucal, que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município.
                                    Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Sandra Maria Giansante de Rossi, na próxima semana as equipes de saúde bucal das USFs do município estarão visitando todas as creches e Emeis, dentro de suas áreas de abrangência, para a realização de trabalhos educativos e preventivos com os “baixinhos”.
                                   Esse trabalho, segundo Sandra, envolve a realização de palestras, escovação supervisionada, bochecho com flúor, exame bucal de todas as crianças e teatro de fantoches, entre outras. Todas as crianças serão presenteadas com um kit de saúde bucal. “As equipes também percorrerão os distritos de Varpa, Parnaso e Universo”, disse.
                                     Depois que a Semana da Saúde Bucal for finalizada, será feito um levantamento da saúde bucal das crianças, o que permitirá ao município saber quantas crianças apresentam cáries e necessitam de encaminhamento para tratamento dentário. “Os pais das crianças que apresentarem cáries serão notificados para que levem seus filhos à unidade de saúde mais próxima de sua casa, para que sejam atendidos por um profissional da área”, disse.
                                     Segundo a coordenadora de saúde bucal, todas as unidades de saúde e USFs do município oferecem atendimento odontológico à população. Por isso, não há justificativa para que as crianças permaneçam com cárie.
                                     Como forma de divulgar esse trabalho desenvolvido em Tupã e chamar a atenção da população quanto à importância da saúde bucal para as pessoas, os dentistas e as auxiliares de consultório dentário (ACD) participaram no último dia 12, quarta-feira passada, do desfile de aniversário da cidade.
                                     Além da Semana da Saúde Bucal, a odontopediatra do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do município ainda realiza uma visita anual nas creches e escolas da rede municipal. E as dentistas que trabalham nas USFs e postos de saúde do município, dão continuidade a esse trabalho de prevenção, realizando mensalmente a visita nas creches e escolas da rede municipal, localizadas nas suas áreas de atuação. “É uma forma de prevenir a cárie e garantir a saúde bucal das crianças. Dessa forma, estamos preparando uma geração saudável e livre de problemas bucais”, finalizou Sandra. (Jornal Diário Superior)


                                                                                                                        arquivo/internet