terça-feira, 4 de outubro de 2011

"CIRCUITO CULTURAL" - POPULAÇÃO ESTÁ CONVIDADA PARA PRESTIGIAR ÚLTIMOS ESPETÁCULOS DO ANO

                                  O Governo de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida a população para prestigiar os dois últimos espetáculos do Circuito Cultural Paulista que acontecem nos dias 23 de outubro e 20 de novembro.
                                  No próximo dia 23, o espetáculo apresentado será “Adoniran” – Ballet Stagium. O espetáculo de dança acontecerá no Clube dos Comerciários a partir das 21h, com entrada Franca. Já no dia 20 de novembro para encerrar os espetáculos do Circuito Cultural Paulista no município de Tupã acontece o espetáculo musical “Na Boca do Lobo” de Vânia Bastos, que terá início às 20h30 no Espaço Cultural José Anselmo Filho – “Zé Pretinho”.
“Adoniran” – Ballet Stagium
                                   No centenário de nascimento de Adoniran Barbosa, o Ballet Stagium dança Adoniran, o poeta paulista que, por sua obra musical, retrata a cidade de São Paulo mediante um dos fundamentos de sua formação como cidade moderna: o amálgama entre culturas.
                                   A partir do bairro da Bela Vista, vai misturando cultura européia – italianos do Bixiga- com cultura do Brasil, notadamente aquela de extração africana, as duas se entrelaçando na origem deste bairro central da capital de São Paulo.
                                   O que resulta são os sotaques próprios de suas antológicas canções, como Samba Italiano, Iracema, Mariposas, Bom Dia Tristeza, Tiro ao Álvaro, Saudosa Maloca e Trem das Onze. Décio Otero cria então sobre estas partituras, sua escrita coreográfica, transformada em espetáculo por Marika Gidali, em elenco renovado, onde todos permanecem em cena como um coro cênico que comenta as ações dos solistas, duos e trios.
                                    Em cena, além da tradução das canções de Adoniran, ainda há uma possível representação de uma figura sua – na forma de clown, maestro sem orquestra, mago – que observa a ação que se vai tecendo, ao longo do espetáculo.
                                    A fábula subjacente a este personagem, que tudo observa, remete ao compositor, que em permanente e inquieta observação da vida dos habitantes simples de uma cidade em constante mutação, dela pinçava a poesia diária – trágica, cômica, estética, fugaz.
“Na Boca do Lobo”
                                      Comemorando 30 anos de carreira, a cantora Vânia Bastos lançou o álbum “Na Boca do Lobo”, homenagem ao cantor e compositor Edu Lobo.

 
                                      O disco traz uma dúzia de canções compostas por Edu Lobo sozinho e também com parceiros como Vinicius de Moraes, Capinam e Chico Buarque, entre outros. O próprio homenageado participa do álbum em um dueto com Vânia na canção “Gingado Dobrado”, composição de Edu e Cacaso lançada originalmente em 1976.

 
                                      “Na Boca do Lobo” foi produzido por Thiago Marques Luiz, com direção musical de Ronaldo Rayol tendo no repertório Casa Forte, No Cordão da Saideira, Gingado Dobrado, Glória, Viola Fora de Moda, Canção do Amanhecer, Vento Bravo entre outras.

O projeto

                                        Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo o Circuito Cultural Paulista têm como objetivo levar espetáculos de dança, música e teatro gratuitamente para toda população.
                                        O programa, que está em seu quinto ano, foi iniciado em março e promoverá, ao todo, cerca de 700 atrações durante oito meses de atividades, em 70 municípios do Estado de São Paulo a diversos públicos, proporcionando o acesso a espetáculos culturais. (Assessoria de Imprensa da PMT)

O grupo "Adoniran" - Ballet Stagium, um dos espetáculos do Circuito Cultural