terça-feira, 11 de outubro de 2011

PATRULHA RURAL - PROGRAMA VEM AJUDANDO PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Serviços visam desenvolvimento sustentável do meio ambiente

                                  A Patrulha Rural é um programa da Secretaria de Agricultura que prioriza o atendimento ao pequeno agricultor. O técnico agrícola, Israel Baiúca, disse que atualmente a Patrulha Agrícola é composta por dois tratores Valtra/ Valmet com tração nas quatro rodas 105 cv e um trator convencional Valtra/Valmet de 70 cv a vapor e uma retro escavadeira JCB de 70 cv a vapor. “A patrulha agrícola também é composta dos seguintes implementos: um terraceador 16 discos, um terraceador 14 discos, grade aradora 20 discos com controle remoto, uma grade niveladora 36 discos , 1 arado Aiveca quatro bacias, 1 arado três bacias e 1 sulcador, uma plantadeira 4 linhas para plantio direto Jumil e dois afofadores de mandioca”.
                                  A Patrulha Agrícola prioriza atender os pequenos agricultores em especial os que praticam a agricultura familiar, considerando o alto preço dos tratores de grande porte e implementos.As operações mais solicitadas são conservação de solo como construção de curva de nível , caixas de contenção, descompactação do solo, visando melhorar sua permeabilidade. O diretor de Departamento, Tadeu Simões, ressaltou que no Estado de São Paulo a conservação de solo está respaldada pela Lei 6.178 de 04 de junho de 1988e pelo decreto nº 44.884 de 2000 que atribui a Secretaria de Agricultura e Abastecimento competência exclusiva em sua aplicação através da Coordenadoria  de Defesa Agropecuária.
                                 Depois de 05 anos de aplicação da referida lei houve uma grande recuperação do solo, implantação e difusão de novas tecnologias proporcionando ganho na produtividade, redução dos índices de erosão do solo, aumento das praticas conservacionistas e 75 % dos produtores autuados optaram em reparar os danos ocasionando na recuperação do meio ambiente. O Atendimento da Patrulha Agrícola é feito por ordem cronológica , levando em consideração o fator climático. Baiúca também informou que os tratores são destinados as propriedades com tanque cheio e no retorno deve ser feito o reabastecimento que ocorrerá por conta do produtor, além de que existe uma taxa referente a hora máquina com a indexação correspondente a 13 litros de óleo diesel
                                 O Interessado deve procurar a Secretaria de Agricultura, localizada da Rua Guaianazes, 54, onde será feita a triagem buscando o enquadramento do agricultor na utilização de serviço da Patrulha Agrícola. Mais informações, também no Escritório de Defesa Agropecuária , na Rua Bororós, 401, com Marcos Basseto e Roberto Cicilioto. (Assessoria de Imprensa da PMT)