sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CONSELHO TUTELAR TERÁ CONCURSO PARA DEFINIR NOVOS CONSELHEIROS

Inscrições para processo seletivo serão abertas nesse mês


                                 As inscrições para o concurso de conselheiros tutelares serão abertas ainda nesse mês, e a previsão é que a seleção aconteça já em novembro. A diretoria do Conselho Tutelar deverá se reunir nos próximos dias e dentro de algumas semanas, o edital do concurso será publicado.

                                Serão ofertadas 5 vagas para conselheiros e mais 5 suplentes. Os aprovados deverão cumprir o mandato de 3 anos, podendo se candidatar novamente no final da gestão. Os salários são em torno de R$ 900.

                                 O conselheiro tutelar trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades. Saber ouvir, compreender e discernir, são habilidades imprescindíveis para o trabalho de receber, estudar, encaminhar e acompanhar casos.

                                 Cada caso é um caso e tem direito a um atendimento personalizado, que leva em conta suas particularidades e procure encaminhar soluções adequadas necessidades. O Conselho Tutelar, assim como o Juiz, aplica medidas aos casos que atende, mas não executa essas medidas. Para dar conta desse trabalho, que é a rotina diária de um Conselho Tutelar, o conselheiro precisa conhecer e saber aplicar uma metodologia de atendimento social de casos.

                                  Os candidatos devem ter 21 anos ou mais, ensino médio completo, ter habilitação de carro e ser morador de Tupã há pelo menos dois anos. A seleção é composta de três fases: na primeira é o candidato é submetido a uma prova de conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dissertação.

                                   Na segunda, teste de digitação, e na terceira, eleição do colégio eleitoral, composta por representantes de entidades de assistenciais, de classe e escolas. O conselheiro trabalha 6 horas contínuas, mais plantões, às vezes também trabalha no fim de semana e à noite. (Unisite de Tupã)


                                                                                                                       arquivo/internet
As incrições para o concurso de conselheiros tutelares
serão abertas ainda no mês de outubro